Perguntas e Respostas Sobre Medicamentos com Estatina
Posso tomar medicamentos com estatina?
As estatinas estão disponíveis apenas através que uma receita. Pode tomá-las caso o seu médico lhe passe uma receita.
Devia tomar estatina?
Isso é entre sí e o seu médico. Ao contrário de alguns sites na internet, este site não é anti-estatina e nós não perpetuamos teorias da conspiração sobre as instituições médicas e companhias farmacêuticas estarem a pressionar o uso destas drogas. Há boas coisas sobre as estatinas e más coisas, e nós tentamos mostrar provas sem sermos tendenciosos. Muitas pessoas têm níveis de colesterol que podem ser afetados por estatinas. Para as pessoas com um historial de eventos cardiovasculares ou com um risco elevado de cardiopatia, foi provado, repetidamente e em grandes estudos que o uso de estatina reduz os riscos. Eles funcionam sem dúvida alguma. Eles também têm efeitos secundários. Para a maioria dos pacientes os efeitos secundários são de pouca importância a curto prazo. Para alguns, os efeitos secundários são sérios. Se as estatinas devem ser receitadas a pessoas sem histórico de problemas ou fracos fatores de risco - isso é sujeito de um debate que ainda decorre.
Como é que saberei se sou uma das pessoas com efeitos secundários?
Ao começar, será lhe feito um teste ao sangue. Após um mês de começar o regime, terá de fazer outra análise ao sangue para medir mudanças em marcadores que indicam problemas de fígado. Esse teste irá detetar os efeitos secundários mais perigosos. Caso repare noutros efeitos secundários negativos tal como fraqueza muscular e perda de memória, pode ser devida à estatina. Consulte o seu médico caso sinta estes efeitos.
Se começar a tomar estatina, terei de continuar para o resto da minha vida?
O pressuposto é que isso provavelmente aconteça. No entanto, pode discutir com o seu médico a possibilidade de passar algum tempo sem tomar o medicamento, após algum tempo de toma. Ainda mais, caso exista uma mudança significativa na sua saúde (ex. caso perda bastante peso), pode perguntar ao seu médico sobre como parar o seu regime de estatina. Poderá sempre voltar atrás.
O meu médico está me a dar estas drogas porque está a receber um pagamento das empresas farmacêuticas ou porque foi lhe feita uma lavagem cerebral para que ele pense que toda a gente tem de tomar estatinas?
Nós não somos cínicos o suficiente para acreditar nisso. Representantes de vendas farmacêuticas são conhecidos por terem privilegiado os seus produtos e há alegações de uma influência nos atendimentos médicos. Mas os dias de pior abuso parecem já ter passado. De qualquer modo, essas fortes táticas de vendas foram usadas para novas drogas que ainda estão cobertas por uma patente, e as duas estatinas mais populares na atualidade estão disponíveis como genéricos, portanto o proveito monetário que se pode retirar deles é reduzido.
Para além disso, e nós não metemos os médicos em pedestais, nós acreditamos que a maioria tem os melhores interesses seu seu paciente em mente. Como membros de qualquer outra profissão, os médicos são influenciados pelos seus colegas, e o facto das estatinas serem tão usadas provavelmente faz com que os médicos tenham uma maior probabilidade de os receitar. Mas os médicos também têm noção dos riscos e preocupações sobre o uso da estatina, e compara os riscos com os benefícios em relação a cada paciente. E os médicos tipicamente têm dezenas de pacientes em estatinas, portanto têm uma experiência que o paciente não tem.
Qual dos medicamentos baseados em estatina é que irei tomar?
Existem 7 medicamentos de estatina disponíveis. Mas desses apenas três é que são mais usados. Os nomes das marcas são Lipitor, Zocor, e Crestor. O seu médico provavelmente irá prescrever um desses. Lipitor e Zocor estão disponíveis como genéricos (com os nomes genéricos atorvastatin and simvastatin), portanto o mais provável é receber um dos genéricos (devido ao custos). Estes DEVEM ser chamados pelos seus nomes genéricos atorvastatin e simvastatin, mas muitos médicos e enfermeiros chama-lhes de genérico Lipitor e genérico Zocor. O nome genérico para o medicamento em Crestor é rosuvastatin, mas não está disponível como genérico.
Umas estatinas são melhores do que outras?
Para todos os propósitos práticos, qualquer um dos três são a mesma coisa. Eles funcionam da mesma maneira, têm os mesmo s efeitos secundários. Cada pessoa é diferente, portanto o seu corpo pode responder de uma maneira diferente a cada um.
Se o seu nível de colesterol não mudar, o seu médico pode alterar a sua medicação. O mais provável é que aumente a dose da sua medicação atual.
Sinta-se livre de perguntar sobre as possibilidades de mudar de estatina, ou até a possibilidade de perseguir outras maneiras de reduzir o seu colesterol. Ou de simplesmente não tomar medicamento nenhum.
As estatinas são seguras?
Sim.
São mais seguras do que a maioria dos medicamentos. Todos os medicamentos também têm os seus riscos, e as estatinas causam efeitos secundários em alguns pacientes. Ocasionalmente estes efeito secundários são maus o suficiente para que o paciente tenha de parar de os tomar. Em casos raros, os efeitos causam danos sérios aos corpos do paciente.
Mas bastante estudos de milhares de pacientes, com como experiência do mundo real de dezenas de milhares de médicos de todo o mundo e milhões de paciente, mostram que as estatinas são, de modo geral, seguras.
Há novas estatinas a serem desenvolvidas?
Sim, pitavastatin foi introduzida nos EUA pela empresa Japonesa Kowa e comercializado pela Eli Lilly, baseada nos EUA. Empresas farmacêuticas estão a tentar desenvolver novas terapias para o sistema cardiovascular. Alguns dos compostos que estão sobre investigação são estatinas; e alguns não.
Eu ouvi dizer que não era suposto comer toranjas enquanto estou a tomar estatina.
As toranjas têm um químico que pode interferir com o processo de degradação da estatina. Demasiado desse químico irá resultar num aumento de níveis de estatina no corpo e aumentar o risco de efeitos secundários. O site para a Cleveland Clinic aponta que problemas com a toranja foram demonstrados apenas com as estatinas lovastatina e sinvastatina e cita um cardiologista que disse que pacientes sem um historial de efeitos secundários da estatina devem ser capazes de comer uma quantidade moderada de toranjas.